Fique Comigo - Ayòbámi Adébayò


Olá! Hoje a conversa é sobre um diamante nigeriano. Já de cara peço, encarecidamente, se alguém souber Iorubá, por favor, poste nos comentários como se diz o nome dessa autora! Não saber como ler esses acentos está me matando!
Vamos à sinopse: Akin e Yejide se conheceram na faculdade, se apaixonaram e se casaram. Isso na Nigéria dos anos 1980. Anos após o casamento, eles continuavam sem ter filhos e isso era uma vergonha tanto para a família dele quanto a dela. Tanto que obrigaram-no a tomar outra mulher como esposa, para que essa segunda pudesse lhe dar filhos. Yejide e sua sogra vão a todos os lugares possíveis, fazendo todos os tratamentos e rituais mas sem nenhum sucesso.
Para o casal, em princípio, isso não é bem um problema. Para Yejide, bastante apegada às tradições, ter um filho passa a ser uma obsessão, para não envergonhar seu marido, apenas. Mas, com o passar o tempo, ela começa a querer muito ser mãe. Tanto que chega a desenvolver uma gravidez psicológica com sintomas reais, até mesmo com a evolução de sua barriga.
Para tentar resolver tudo isso, Akin faz um acordo com seu irmão mais novo, Dotun, para que esse engravide sua esposa.
É claro que muita coisa deu errada nesse acordo! É claro que mentiras e enganos trouxeram um rastro de mágoas, decepções, conflitos e arrependimentos enormes! E é claro que todos esses temperos fazem desse livro um drama extremamente delicioso de ser lido!
Reforço: a história se passa na Nigéria dos anos 1980. Espero que muitas coisas tenham mudado por lá, mas, para entender uma sociedade tão diferente da nossa, é fundamental esvaziar a mente e aceitar os fatos. E aproveitar para aprender uma outra cultura.
Muitas coisas fazem desse livro um dos mais incríveis que eu li nos últimos dez anos. Talvez a principal seja a capacidade de Ayòbámi de criar um drama tão denso, tão intenso, que gere em nós sentimentos conflitantes em relação a todos os personagens e que nos faça querer devorar a história de uma vez só! É muito "Uau!", "Eita!" e "Meu Deus!" O tempo todo! Então, sente-se com uma bela caneca de café ou chá e delicie-se com esse espetáculo literário!

Ficha técnica:
Título Original: Stay With Me
Ano de publicação: 2017 (Nigéria), 2018 (Brasil)
Editora: Harper Collins      

 

Comentários

Postagens mais visitadas