O Sorriso da Hiena - Gustavo Ávila
Olá, amigos! Vamos nos sentar pra conversar um pouco?
O papo hoje é sobre esse achado da nossa literatura policial. Eu fiquei impressionado pela leveza do livro, mesmo tendo um enredo bem pesado!
É um livro de verão; ou seja, é para sentar e ler numa tarde. Ele te prende na trama de um jeito maravilhoso! Realmente um belíssimo thriller. Personagens bem construídos, especialmente os secundários. São do tipo que conseguem ser nossos amigos por um bom tempo... Tem algumas caracterizações (de lugares, principalmente) que são americanas demais; é o único senão do livro. Poderia ser mais brasileiro nesse aspecto. Mas vou dar um desconto porque é o segundo livro do Gustavo Ávila; tenho certeza que vai amadurecer com o tempo.
Vamos à sinopse: Um menino de 8 anos foi forçado a ver seus pais serem assassinados, sendo que seu pai teve a língua cortada por ser um "linguarudo". Depois que cresce, ele reproduz essa cena traumática com outras pessoas. Influenciado por um estudo teórico de um psicólogo sobre as possíveis consequências de vivências de violência por crianças em seu processo de amadurecimento até a vida adulta sobre suas próprias vidas, esse serial killer resolve fazer desses assassinatos uma espécie de estudo de caso e convida esse psicólogo a acompanhar as crianças que ele deixa órfã para realizar esse estudo e testar suas teorias.
O assassino convence o psicólogo de que eles estão fazendo um pequeno sacrifício necessário em prol de um bem maior para a sociedade: entender o mal para preveni-lo e torná-lo, de alguma forma, bom. Mesmo sabendo que não era moralmente correto, o psicólogo acaba entrando no jogo e topando o desafio. Em parte por orgulho. Nas palavras do assassino, para explicar a relação deles: "a vida te acertou no joelho no nervo exato e você chutou tudo o que viu pela frente" (sensacional, não?)
É claro que temos um detetive! E é claro que ele é brilhante! Nosso "heroi" tem Síndrome de Asperger e "usa" isso a seu favor. Infelizmente, ele só consegue desvendar o caso um bocado tarde demais...
A trama é bem mais complexa que isso. Mas vocês precisam ler para saber.
Outro fator interessante é o título. Quando a gente pensa na figura da hiena e no seu "sorriso", a dimensão psicológica do livro cresce, chegando perto do terror. Em seus melhores momentos! Aí você pode escolher se o melhor momento do terror é King, Poe, Hitchcock...
Bem; é isso! Fiquem à vontade para comentar a respeito. Temos cadeira para todo mundo!
Ficha técnica:
Título: O Sorriso da Hiena
Autor: Gustavo Ávila
Editora: Verus
Ano: 2017
Comentários
Postar um comentário